Como agir depois de uma traição? – Assista!

Comentários

traição 150x150 Como agir depois de uma traição? – Assista!A deslealdade é algo cada vez mais presente em nossa sociedade. Segundo a psicóloga Cecília Zylberstajn, é esse um dos motivos que levam as pessoas a serem infiéis com as outras. “A traição poderia ser evitada se houvesse mais conversa.”
Ela também aponta outra causa para a falta de lealdade: a diferença de expectativas entre as partes de uma relação. “Às vezes, o que uma pessoa enxerga como traição, a outra não vê desta forma.”
E a falta de diálogo e as expectativas diferentes não influenciam somente no relacionamento conjugal. “Porém, quando falamos de amizade, as ‘normas’ são mais tênues, algumas até universais e construídas na própria relação”, explica Cecília.
Se não houve diálogo antes de algum problema, ele é necessário para que tudo seja esclarecido. “Assim, é possível entender as motivações da suposta traição, as duas visões do problema na relação, e resolver”, esclarece a psicóloga.

Após uma infidelidade, geralmente as pessoas ficam mais receosas de confiar em outras, o que dificulta uma nova relação amorosa, uma amizade e um contato mais aberto com familiares. “E isso acontece porque tendemos a generalizar tudo. É mais fácil pensar: ‘Se alguém fez, o outro fará o mesmo comigo’”, exemplifica ela.
Para a especialista, há sim a possibilidade de um perdão real, mas ficam as consequências do ato – ou a falta dele. “O perdão significa dar uma nova chance. É uma questão de rever a relação, de avaliar as expectativas e alinhar. De repente, espera-se uma intimidade em que não há recíproca.”
Depois de viver uma desilusão, é necessário observar o que está acontecendo. “Se o tempo inteiro a pessoa se sente traída por todos, deve haver uma autoavaliação, pois, ou ela é muito exigente com os outros, ou muito ingênua”, aponta Cecília.
Perdão no casamento
Para o conselheiro sentimental Renato Cardoso, é preciso um olhar diferenciado de ambas as partes para que aconteça um perdão real. “Não adianta perdoar o marido de uma traição, por exemplo, e sempre ficar apontando o erro dele, em qualquer briga. Por outro lado, ele também precisa mudar seu comportamento, para que a confiança da esposa seja restabelecida.”

Arca Universal / Portal Padom

back to top