Eu sou Henry Ford, fabrico esses carros há mais de 40 anos!”

Comentários

Muitas vezes queremos tanto que algo aconteça que não falamos de outra coisa; ficamos como aquelas pessoas apaixonadas. Lembro-me de uma viagem que planejava fazer; e falava disso com tanta frequência que minha família não aguentava mais. Isso me levou a pensar sobre nossas ansiedades, desejos e temores e como será que Deus vê tudo isso.
“Não andeis ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4.6 NVI) É preciso lembrar que Deus está no controle de todas as coisas. E se Ele está no controle de todas as coisas, o que fica de fora? Absolutamente, nada! Não há nada que Deus não esteja vendo, direcionando. Leiamos uma história que gosto muito.

“Um homem está parado com seu carro, na beira de uma estrada, e decide tentar consertá-lo, já que era mecânico, isso seria uma tarefa fácil. No entanto, mexeu várias vezes no motor, girou a manivela para dar a partida no carro e não funcionou. Mesmo assim, ficou uma hora tentando consertar o carro. Até que um senhor de idade que estava passando por ali, pediu gentilmente para que lhe permitisse ajudá-lo. Orgulhoso, o homem recusou. Mas aquele senhor permaneceu ali observando. Pouco tempo depois ofereceu novamente ajuda e o homem negou da mesma forma, esbravejando e orgulhando-se do fato de trabalhar como mecânico há 30 anos. O moço então, voltou ao seu lugar apenas observando. E depois de um tempo, pela terceira vez, ele ofereceu ajuda. Irritado o homem saiu da frente do carro e mandou o velho dar uma olhada, já ‘soltando uma piadinha’ de que se ele não conseguiu, ninguém mais conseguiria. O velho homem então, com toda calma, mexeu numa peça do motor, deu a partida e o carro funcionou. Surpreso e atônico, o mecânico olhou para aquele velho homem e perguntou: – Quem é você? Então o velhinho respondeu sorridente:
- Eu sou Henry Ford, fabrico esses carros há mais de 40 anos!”

A conclusão que podemos chegar com essa história é a seguinte:
 1. Por mais experiente que sejamos, em qualquer situação, nunca seremos melhores que o Criador, Ele sempre tem as melhores soluções para todos os nossos problemas. Tudo que precisamos fazer é confiar, entregar tudo a Deus, contar tudo a Ele, e depois aquietar, com a calma de quem tem a certeza que tudo será resolvido!
2. Calar para escutar a voz de Deus. Muitas vezes (quase sempre), falamos tudo que queremos e esquecemos de calar para ouvir, ouvir Ele dizer o que é para ser feito naquele momento. A solução, muitas vezes, é algo simples, mas não sabemos escutar. Há momentos que não devemos falar, orar, adorar, gritar, pular, louvar ou qualquer outra coisa que você tenha pensado, às vezes, tudo que precisamos fazer, é entrar na presença de Deus e nos aquietarmos perante Ele, para que possa falar conosco.
3. Não se precipitar. Na ansiedade de ver as coisas acontecendo somos tentados a fazer acontecer do nosso “jeitinho” e atribuímos o resultado a Deus, se der certo é por que Deus fez, se der errado é por que Deus não queria que acontecesse. E quase sempre dá errado, quando tentamos com nossos próprios meios. Entenda que Deus nunca se atrasa, Ele faz tudo na hora certa, existe o tempo certo para cada coisa acontecer (Veja Eclesiastes 3.1-8). Há uma frase numa música do Oficina G3 que me faz lembrar disso: “Lutando pelas nossas próprias forças, já entramos na batalha derrotados…”
Deus cuida de você nos mínimos detalhes:
“Entrega o teu caminho ao SENHOR; confia nele, e o mais ele fará.” (Salmos 37.5)

Que Deus abençoe a você e a toda sua família!

back to top