Consagre sua mente ao Senhor

Comentários

A iniciativa parte de nós, como parte de nossa 
obediência ao Senhor. Deus nos quer por 
completo, e isto inclui nossa mente também. Um 
dia, o Senhor me pediu para consagrar toda 
minha mente, meu raciocínio a Ele e assim o fiz. 
Se você quer tomar a atitude de consagrar sua 
mente ao Senhor, para alinhar sua mente com a 
mente de Cristo, ore em voz alta o seguinte:
"Pai querido, em nome de Jesus venho na Tua 
presença. Senhor, sei que minha mente está sob 
o meu controle e quero Te pedir perdão pelas 
vezes que inclinei minha mente para as coisas da 
carne, mesmo sabendo dos Teus ensinamentos, 
os quais eu não atentei. O meu sincero desejo, 
Pai, é inclinar a minha mente para as coisas doEspírito. Então, quero agora consagrar toda 
minha mente e meus raciocínios a Ti, para que 
eu fique atento aos ensinamentos do Teu Santo 
Espírito e para que eu aja, não com passividade 
em minha mente, mas conforme meu livre 
arbítrio, de modo a alinhar minha mente com a 
mente de Cristo. Ajuda-me e ensina-me 
Senhor, a pensar do mesmo jeito que Jesus 
pensa e que isto reflita imediatamente no meu 
agir. Te peço e Te agradeço, em nome de Jesus 
Cristo."
Romanos 3:23 "pois todos pecaram e estão 
destituídos da glória de Deus."
Aqui, o Espírito Santo de Deus nos alerta que a 
nossa natureza é pecaminosa. Em outras 
palavras, todos nós já nascemos no pecado. 
Resumidamente dizendo, desde que Adão e Eva 
pecaram em Gênesis 3, desobedecendo a Deus, 
deram legalidade ao diabo para que ele 
ingressasse livremente à terra com seus 
demônios. Adão e Eva literalmente entregaram 
este mundo nas mãos do dele. O próprio diabo 
ousadamente disse isto a Jesus em Lucas 4:5-6
"O diabo o levou a um lugar alto e mostrou-lhe 
num relance todos os reinos do mundo. E lhe 
disse: Eu te darei toda a autoridade e esplendor 
deles, porque me foram dados e posso dá-los a 
quem quiser."
Foi para isto que veio Jesus, para destruir as 
obras do diabo (1 João 3:8). A natureza 
pecaminosa do homem era o teor da conversa 
que Jesus teve com Nicodemos, em João 3:3-6
"Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em 
verdade te digo que se alguém não nascer de 
novo, não pode ver o reino de Deus. 
Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um 
homem nascer, sendo velho? porventura pode 
tornar a entrar no ventre de sua mãe, e 
nascer? Jesus respondeu: Em verdade, em 
verdade te digo que se alguém não nascer da 
água e do Espírito, não pode entrar no reino 
de Deus. O que é nascido da carne é carne, e o 
que é nascido do Espírito é espírito."
Jesus sabia muito bem da natureza 
pecaminosa do homem e alertou a Nicodemos 
que, para que pudéssemos voltar ao reino de 
Deus, teríamos que nascer no Espírito. Ou 
seja, Jesus disse a Nicodemos que aquele que 
não nasce de novo terá sempre a tendência a 
agir na carne e nunca no Espírito, porque esta 
será sua natureza.
A nossa mente natural age na carne e terá 
sempre esta tendência. Faz-se necessário 
então mudarmos esta característica cujo 
primeiro passo é nascer de novo, aceitando 
Jesus como Senhor e Salvador (João 1:12).
Somente assim, o Espírito Santo de Deus

“O 
nascido 
do 
Espírito 
é 
Espírito”começará a agir em nós sempre no sentido de 
igualar nosso caráter ao caráter de Cristo, 
alinhando nossa mente com a de Cristo. Foi 
exatamente isto que Paulo escreveu em 1 
Coríntios 2:14-16
"Ora, o homem natural não aceita as coisas do 
Espírito de Deus, porque para ele são loucura; 
e não pode entendê-las, porque elas se 
discernem espiritualmente. Mas o que é 
espiritual discerne bem tudo, enquanto ele por 
ninguém é discernido. Pois, quem jamais 
conheceu a mente do Senhor, para que possa 
instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo."
Os passos seguintes são de nossa 
responsabilidade da aliança com Deus, em 
Jesus Cristo. Por mais que o Espírito Santo de 
Deus nos ajude a transformar nossa mente, 
nós temos livre arbítrio e nós somos os 
responsáveis por aceitar este aprendizado ou 
não. Se não aceitamos e somos teimosos, 
mesmo aceitando a Jesus em nossas vidas, 
não somos realmente transformados. Por isto 
vemos muitos irmãos em Cristo que alegam 
que nada mudou. A mudança começa em 
nossa mente!
Paulo, por exemplo, era um dos maiores 
perseguidores dos cristãos. Ao se converter, 
passou a amar e seguir a Cristo em espírito e 
em verdade. Ele assim expressou acerca de 
Pág. 04seu caráter antes da conversão em Gálatas 
4:29
"Mas, como naquele tempo o que nasceu 
segundo a carne perseguia ao que nasceu 
segundo o Espírito, assim é também agora."
Será que foi num "passe de mágica" que Paulo 
se transformou em sua mente? Claro que não. 
Ele passou por todo um processo de 
transformação. E as maiorias das pessoas 
não entendem que um processo demora 
tempo. Querem soluções imediatistas e 
quando não veem resultados em curto prazo, 
se decepcionam e abandonam a igreja ou 
mesmo o evangelho.
Preste atenção nisto: toda aliança é um 
acordo entre duas partes. Na aliança com 
Deus em Jesus Cristo não é diferente. 
Deus sempre faz a parte Dele, mas nós 
também temos que fazer a nossa. Tomar 
iniciativa de mudar nossa mente, nosso 
caráter é a nossa parte da aliança.
É neste ponto que falhamos muitas vezes: ao 
cumprir com a nossa parte da aliança. Este é 
o ponto em que quero chegar: neste processo 
de renovação da nossa mente, muitas 
vezes teremos conflitos. Você com certeza 
brigará com seu "EU" muitas vezes, 
exatamente porque sua mente carnal tenderá 
para pensar conforme a carne e não conforme 
o Espírito. É aí que muitos param e desistem.
Ora, Deus procura homens e mulheres 
segundo Seu coração, como foi o caso de Davi. 
Davi errou muito. Ele matou, cometeu 
adultério. Veja que ele não foi nenhum superherói e nem perfeito. Era como nós. Mas a 
diferença é que Davi jamais desistiu e 
continuou buscando a Deus, pedindo 
constantemente perdão a Ele, se arrependendo 
verdadeiramente do que fez e se submetendo 
novamente aos ensinamentos do Pai. E Deus 
jamais deixou de considerar Davi um homem 
segundo Seu coração (Atos 13:22). Vemos isto 
claramente em muitos de seus salmos. Deus 
espera esta atitude de nós, ou seja, que nos 
submetamos a Ele e aceitemos mudar 
conforme os Seus ensinamentos, para 
chegarmos o mais próximo possível do caráter 
de Cristo.
O conflito na mente é uma batalha seriíssima e 
inevitavelmente nos veremos dentro dela mais 
cedo ou mais tarde. Como então podemos nos 
preparar para vencer esta batalha? Uma das 
chaves de vitória é a nossa fé, conforme está 
em 1 João 5:4-5 "O que é nascido de Deus 
vence o mundo; e esta é a vitória que venceu o 
mundo: a nossa fé. Quem é que vence o 
mundo? Somente aquele que crê que Jesus é o
 Filho de Deus."
Deus 
procura 
homens 
mulheres
segundo 
oPara começar a vencer o mundo (a tendência 
de pensarmos na carne) é necessária uma fé 
inabalável. A fé inabalável é aquela que, 
mesmo quando caímos, não desanimamos e 
levantamos novamente para continuarmos 
nossa caminhada. É importante comentar aqui 
que existirão momentos em que temos que 
reconhecer onde erramos. Muitas vezes, 
enxergamos o diabo em tudo, como uma 
válvula de escape para não assumirmos que o 
erro é nosso, vem do nosso "EU", que é o 
responsável por determinados 
comportamentos pecaminosos. Se isto 
acontecer, seja humilde, reconheça isto diante 
de Deus e exponha a ferida para que Ele a 
cure.
Mas existem situações que realmente são 
ataques do exército de Satanás. O conflito na 
mente tende a escravizar alguém se nenhuma 
medida for tomada. Os versículos abaixo nos 
alertam disto:
Provérbios 5:22 "Quanto ao ímpio, as suas 
próprias iniquidades o prenderão, e pelas 
cordas do seu pecado será detido."
Gálatas 5:1 "Para a liberdade Cristo nos 
libertou; permanecei, pois, firmes e não vos 
dobreis novamente a um jogo de escravidão."
João 8:32-34 "e conhecereis a verdade, e a
verdade vos libertará. Responderam-lhe: 
Somos descendentes de Abraão, e nunca fomos 
escravos de ninguém; como dizes tu: Sereis 
livres? Replicou-lhes Jesus: Em verdade, em 
verdade vos digo que todo aquele que comete 
pecado é escravo do pecado."
Alguns homens da Bíblia também passaram 
por situações de conflito na mente. Citarei três 
deles que nos ensinarão três lições importantes 
para vencermos o conflito na mente.
Josué. No capítulo 7 do livro de Josué, Josué 
e seu exército já haviam tomado a cidade de 
Jericó e se preparavam para atacar a próxima 
cidade Ai, seguindo estritamente às instruções 
de Deus. Eles atacaram Ai e foram derrotados 
pelos habitantes daquela cidade. Josué 
imediatamente entrou em conflito em sua 
mente, conforme Josué 7:7-9
"E disse Josué: Ah, Senhor Deus! por que 
fizeste a este povo atravessar o Jordão, para 
nos entregares nas mãos dos amorreus, para 
nos fazeres perecer? Oxalá nos tivéssemos
contentado em morarmos além do Jordão. Ah, 
Senhor! que direi, depois que Israel virou as 
costas diante dos seus inimigos? Pois os 
cananeus e todos os moradores da terra o 
ouvirão e, cercando-nos, exterminarão da terra 
o nosso nome; e então, que farás pelo teu 
grande nome?"
Josué fez a coisa certa: pediu discernimento 
a Deus do que estava acontecendo. Esta é a 
lição de Josué. Deus imediatamente 
respondeu a Josué em Josué 7:10-11
"Respondeu o Senhor a Josué: Levanta-te! por 
que estás assim prostrado com o rosto em 
terra? Israel pecou; eles transgrediram o meu 
pacto que lhes tinha ordenado; tomaram do 
anátema, furtaram-no e, dissimulando, 
esconderam-no entre a sua bagagem."
Deus revelou que havia uma brecha pela qual 
o inimigo entrou. No caso, era uma capa 
babilônica que Acã havia roubado, 
desrespeitando as ordens de Deus. Peça 
discernimento a Deus do que pode estar 
acontecendo com você! O Espírito Santo de 
Deus lhe mostrará mais cedo ou mais tarde a 
causa de seu conflito.
Jó. Jó foi uma pessoa reta diante de Deus (Jó 
1:1). Mesmo assim Satanás pediu permissão 
a Deus para atacá-lo e Deus a concedeu. Na 
primeira provação que Jó passou (perda dos 
filhos e dos bens), ele permaneceu firme (Jó 
1:20-22)
"Então Jó se levantou, rasgou o seu manto, 
raspou a sua cabeça e, lançando-se em terra, 
adorou; e disse: Nu saí do ventre de minha 
mãe, e nu tornarei para lá. O Senhor deu, e o
Pág. 09Senhor tirou; bendito seja o nome do Senhor. 
Em tudo isso Jó não pecou, nem atribuiu a 
Deus falta alguma."
Em sua segunda provação (úlceras), ele 
também permaneceu firme, mas perceba um 
detalhe: a própria esposa de Jó começou a 
lhe falar bobagens ao ouvido (Jó 2:9-11).
"Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a 
tua integridade? Blasfema de Deus, e morre. 
Mas ele lhe disse: Como fala qualquer doida, 
assim falas tu; receberemos de Deus o bem, 
e não receberemos o mal? Em tudo isso não 
pecou Jó com os seus lábios."
Mais adiante, chegam os supostos amigos de 
Jó (Elifaz, Zofar e Bildade) que tiveram dois 
comportamentos nada amistosos: Ficaram 
sete dias apenas olhando para Jó sem dizer 
uma palavra: isto obviamente incomodou 
muito a Jó, que ficou impaciente e começou 
a se amaldiçoar e murmurar, a partir do 
capítulo 3.
Literalmente diziam a Jó que sua situação 
ocorreu porque ele pecou contra Deus: uma 
grande mentira, pois Jó era reto diante de 
Deus (Jó 1:1). Estes "amigos" foram usados 
por Satanás para falarem mais bobagens ao 
ouvido de Jó, confundindo-o. O livro de Jó 
transcorre, a partir daí, dentro deste mesmo
 cenário. Jó acaba por dar ouvidos a tanta bobagem 
dita a ele e continua a se amaldiçoar. Até que 
Deus se revela em Jó 41 e o conforta. Mesmo 
diante de situações de conflito na mente, não 
dê ouvidos a bobagens! Isto é arma do 
inimigo para tentar vencer a batalha 
espiritual na nossa mente.
Deus repreendeu os amigos de Jó em Jó 42:7
e restaurou tudo em dobro a Jó. Veja que a 
razão de tanta reclamação de Jó não foi em si 
à situação que ele passou, mas as bobagens 
que ele escutou ao longo de seu conflito.
Paulo. Paulo também passou por conflitos na 
mente. Ele lutava contra si mesmo para 
vencer a tendência da sua mente na carne. 
Está em Romanos 7:18-23 "Porque eu sei que 
em mim, isto é, na minha carne, não habita 
bem algum; com efeito o querer o bem está em 
mim, mas o efetuá-lo não está. Pois não faço o 
bem que quero, mas o mal que não quero, 
esse pratico. Ora, se eu faço o que não quero, 
já o não faço eu, mas o pecado que habita em 
mim. Acho então esta lei em mim, que, 
mesmo querendo eu fazer o bem, o mal está 
comigo. Porque, segundo o homem interior, 
tenho prazer na lei de Deus; mas vejo nos 
meus membros outra lei guerreando contra a 
lei do meu entendimento, e me levando cativo 
à lei do pecado, que está nos meus membros."
A guerra espiritual na mente não era 
exclusividade nossa. Paulo também tinha esta 
guerra. O que Paulo nos passa de lição é 
termos domínio próprio, isto é, termos a 
iniciativa de lutar e vencer pensamentos e 
tendências pecaminosas. Volto a dizer que é 
um processo que pode demorar tempo. A 
guerra pode não terminar logo, mas nunca 
podemos desistir. Jesus jamais nos deixou só
nesta luta. Ele mesmo disse o seguinte em 
João 8:36:
"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente 
sereis livres.”
Deixe o Espírito Santo falar com você e lhe 
ensinar! Não seja resistente ao Espírito! Aceite 
a transformação na sua mente que ele quer 
propor a você. Um discípulo de Jesus tem que 
ter o mesmo caráter Dele! Judas Iscariotes 
não tinha este caráter e todos sabem o que 
aconteceu com ele!
Termino esta mensagem dizendo que o 
Espírito Santo ajudará você a libertar sua 
mente de conflitos e a vencer sua batalha.

back to top