Qual tempo você está vivendo? Tempo de paz ou de guerra?

Comentários
Pr. Jorge Linhares
 Quando as coisas não acontecem na nossa vida da maneira que desejamos, Deus tem o poder de transformar o que aparentemente não é bom em bênção. Apesar disso, precisamos entender que Deus não é um atendedor de caprichos.
 
O Senhor nos criou para o louvor da Sua glória e não podemos ter a imaturidade de pensarmos que Ele está olhando para o nosso temperamento e pensando se deve nos agradar ou não.
 
Devemos reconhecer as mãos de Deus em todas as situações da nossa vida. De-repente não compramos aquele carro que queríamos, ou não fizemos a tão sonhada viagem, e nos revoltamos, murmuramos, revelamos todo o nosso egoísmo e esquecemos a fidelidade de Deus para com as nossas vidas.
 
Muitas vezes passamos por desertos na nossa vida, e neles Deus permite que façamos uma parada num Oásis.
 
O povo de Israel quando passava pelos Oásis, não queria sair dali.  Só que havia sido dada uma ordem: “Ainda que vocês estejam vivendo bem  nos Oásis, quando a nuvem, ou a coluna de fogo se moverem, levantem acampamento. Por isso não quero que vocês construam construções sólidas.” 
 
O Oásis era uma parada, um momento.  Era cômodo para eles estar no Oásis, só que Canãa era mais à frente. Uma igreja não vive só de louvor, de cânticos, só de libertação de demônios, de fartura financeira... a igreja não vive de só flores.
 
Precisamos ver a vida como uma escola, do contrário, adoeceremos.
 
I Tess 5.2 diz: “Pois vós mesmos estais inteirados com precisão de que o Dia do Senhor vem como ladrão de noite.”
 
Muitas coisas acontecem no mundo para que estejamos atentos. A volta de Cristo está condicionada a pregação do evangelho. Você não está no local onde está à toa, Deus tem um propósito na sua vida.
 
O que você tem feito com o que Deus te deu? Pregue a Palavra de Deus a tempo e a fora de tempo.
 
Quem poderia imaginar que aquele prédio cairia no Rio de Janeiro? Que aconteceriam catástrofes ambientais em todo o mundo, como aconteceram nos últimos anos?
 
As pessoas não valorizam o momento em que estão nos Oásis? Está tudo dando certo pra você? Dê glória a Deus! Seja prudente, procure investir o seu dinheiro com sabedoria. Transforme seu momento de sucesso em algo maior e melhor sem  nunca perder a visão da Terra Prometida.
 
A Bíblia diz que Deus usou a Isaías para falar a Ezequias que ele morreria. A casa de Ezequias estava uma bagunça. Ezequias chorou e falou com Deus: “Senhor tenho andado na sua presença, tenho sido um homem íntegro, não quero morrer agora....”
 
Ezequias tinha argumentos com Deus. Precisamos ter argumentos com Deus! A vida não é feita de Oásis – eles são apenas uma parada! O deserto vem, e se no tempo de Oásis não nos preparamos, amargaremos duras consequências.
 
“Irmãos, quanto aos tempos e épocas, não precisamos escrever-lhes...” 1 Tessalonicenses 5:1
Deus não se adapta a igreja é a igreja que tem que se adaptar a Deus.  Não há necessidade do pastor pregar toda hora sobre a volta de Cristo. Entretanto,  vivemos como se tudo fosse nosso e eterno. O ser humano é insaciável.
 
Não é pecado prosperarmos, o pecado é esquecermos  de Deus e dos Seus princípios. O ano passa e você não ajuda ninguém, não estende a mão, não lê a Bíblia, não ora, não jejua, não tem tempo para as coisas do Senhor. Torna-se uma pessoa exigente e intransigente. Começa a analisar tudo e todos.  Aí vem a  frustração e a pessoa passa a viver só de momentos.
 
Há também aqueles que querem barganhar com Deus.  Fazer o que é certo não é mais que nossa obrigação. Precisamos ser mais maduros. 
 
Na Igreja Batista  Getsêmani, houve períodos que de fartura e de escassez. Períodos que não tínhamos problemas com casais e houve períodos que muitos casais na igreja estavam passando por lutas. Houve períodos que quase não haviam falecimentos na igreja, e períodos de muitos falecimentos. Períodos em que as pessoas estavam bem de saúde e períodos em que haviam muitos enfermos.
 
O apóstolo Paulo disse: “Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” Filipenses 4:12
 
Não sei qual tempo você está vivendo? Talvez sejam  tempos de alegria, ou talvez, tempos de você parar e consertar a sua vida.  Se você está passando períodos duros no deserto, lembre-se que Canaã é logo ali. Deus tem o poder de transformar os nossos fracassos em vitória!
 
Sabe o quê paralisou o povo no deserto? O sexo, a ganância, a falta de visão do alto. Eles não olhavam pra Deus e não olhavam para a sua geração. Eles pensavam: “Eu vivendo bem, o resto que se exploda!”  Não perca a visão do alto!
 
Pr. Jorge Linhares

back to top