Vontade de Deus é a melhor

Comentários
TEXTO: TIAGO 4:13-17

O Ser humano é um bicho consumista toda vida, tem coisa que as pessoas compram e nem sabem porque, fazem escolhas de qualquer jeito e isso é na verdade muito complicado.
As vezes a pessoa vai comprar uma determinada roupa e depois nem usa fez uma escolha errada, gastou dinheiro errado e sempre lembrando que dinheiro não dá em arvore.
Se formos considerar a Palavra de Deus veremos que a Bíblia não nos proíbe ter, mas fala duramente contra cobiça, desperdício entre outras coisas, isso porque Deus nos quer muito bem.
Mas quando falamos de escolhas, de planos, de projetos sabemos que estas coisas vão além de comprar, pois mexe em todas as áreas da vida e com isso devemos ter os nossos olhos abertos pelo Senhor e sabermos que devemos escolher a vontade de Deus.
E porque devemos proceder assim? Simplesmente porque a vontade de Deus é sempre a melhor opção e é justamente sobre isso que eu quero falar esta noite:

A VONTADE DE DEUS É SEMPRE A MELHOR OPÇÃO

I.                   POR ISSO NOSSOS PLANOS DEVEM SER APRESENTADOS AO SENHOR (v. 13-17)

Meus amados irmãos observem bem que os destinatários da epistola de Tiago tem muitos projetos e levam a serio estes projetos, porém eles tem cometido um erro muito grave, eles não estão colocando estes projetos na presença de Deus e por essa razão o autor do escrito que temos em mãos fala com eles desta maneira.
Então Tiago mostra para aquelas pessoas que elas deveriam mudar de atitude, deveriam começar a enxergar que os projetos da nossa vida para serem de fato abençoados precisam passar pelo crivo de Deus.
Quais são seus planos? O que você quer? Saldar as suas dividas? Comprar um carro? Conseguir um emprego? Arrumar uma esposa? Arrumar um namorado? Cada um destas coisas precisam passar pelo crivo da vontade de Deus, precisam ser de verdade apresentados a Deus para que possamos dar os passos certos e conseguirmos êxito naquilo que desejamos.
Algo importante no texto sobre isso é justamente a nossa falta de controle das coisas, eu não sei como será o meu futuro, eu posso planeja-lo, mas não sei, eu posso fazer metas, mas eu não sei sequer se terei ainda muitos anos de vida.
É Por isso que não posso ficar dando tiros no escuro, preciso é conversar abertamente com Deus e nesta conversa aberta preciso colocar diante dele aquilo que sonhamos, que almejamos, que planejamos, pois aceite você isso ou não, você precisa da benção de Deus sobre a sua vida.
Por isso busque e busque com vontade a vontade de Deus, apresente a Deus os seus planos e peça a ele que te de condições de avaliar bem cada situação, justamente para que você saiba o que fazer.
Alias tal ideia nos leva ao segundo tópico desta mensagem.
II.                POR ISSO PRECISAMOS APRENDER A DEPENDER DE DEUS    (v.13-17)

Depender de Deus é isso que aquelas pessoas não faziam, isso porque muitas vezes acreditavam em seu próprio potencial, em suas condições de realizar as coisas, por isso agiam de uma maneira como se eles dependessem apenas de si mesmos.
Isso é uma grande falácia, pois dependemos de Deus, carecemos de Deus e precisamos fazer a sua vontade, busca-la de todo o coração para podermos na dependência de Deus alcançar os nossos sonhos, pois eles precisam ser projetos de Deus para nós.
Quando dependemos de Deus e queremos comprar um bem falamos para Deus se é aquele bem que ele quer nos dar, se é naquele lugar que ele deseja que trabalhemos, se é aquela pessoa que devemos namorar.
Porque fazemos assim, pois quando assim agimos estamos na verdade buscando o melhor de Deus para nós. O melhor carro que Deus pode me dar, a pessoa que realmente vai me tratar como gente, de forma especial, para que a compra que eu fizer  não vire uma maldição na minha vida.
Muitas vezes a nossa infelicidade se dá em confiarmos demais em nós mesmos e de menos em Deus e com isso não levarmos em conta o desejo de Deus, o pensamento de Deus,  a vontade de Deus, ou seja, não considerarmos aquilo que Deus tem para as nossas vidas, com isso acabamos colhendo maldição no lugar de benção justamente porque Deus não tem sido levado em conta.

III.             POR ISSO PRECISAMOS AGIR DE MANEIRA CORRETA    (v.13-17)

Fazer o bem no texto é buscar a vontade de Deus. É admitir que carecemos de Deus, pois fazer a coisa certa é pegar o que queremos é ver se é o que Deus quer para nós.
Temos dificuldade de vivenciar isso porque somos seres impacientes, chegamos para Deus e apresentamos a situação e Deus diz que logo ele nos dá, mas não sabemos esperar, não sabemos lidar com a palavra espera.
Pois queremos as coisas já, queremos as coisas de imediato e com isso deixamos o pecado agir ele turva a nossa vista e com a nossa vista deste jeito acabamos fazendo uma bobagem em cima da outra.
É neste desejo de querer tão cobiçoso que nos atropelamos, pois não agimos de maneira correta. Ou seja, nós sabemos o que devemos fazer e se não fazemos cometemos pecado e se cometemos pecado nos afastamos do ideal de Deus e se nos afastamos do ideal de Deus vamos acabar atropelando a vida e aquilo que Deus tem para nós não vem e não vem porque vamos por um rumo diferente daquele que Deus deseja para nós.
Se você tem caminhado de uma maneira onde Deus não tem sido considerado na sua vida, busque o Senhor peça perdão a ele viva de uma maneira onde Deus esteja no centro da sua vida.
CONCLUSÃO
Nunca se esqueça que a vontade de Deus é sempre a melhor opção:
POR ISSO NOSSOS PLANOS DEVEM SER APRESENTADOS AO SENHOR
POR ISSO PRECISAMOS APRENDER A DEPENDER DE DEUS   
POR ISSO PRECISAMOS AGIR DE MANEIRA CORRETA 

back to top