A Estratégia de Satanás

Comentários
As táticas do diabo para incitar ao primeiro pecado do mundo oferecem um valioso  discernimento de nossa luta contra a tentação. Observe as técnicas que Satanás   usou para seduzir Eva:
 
Sutileza: Satanás começou com uma pergunta, uma sugestão, e não um argumento. De fato, ele nunca disse diretamente à mulher que fizesse alguma coisa. Ele estava meramente conduzindo-a com perguntas e insinuações. O diabo quer que convençamos a nós mesmos a pecar.

Desconfiança: O diabo semeou dúvidas sobre os motivos de Deus na mente de Eva. Ele ensinou que a palavra de Deus é sujeita ao nosso julgamento. Exagerando a proibição, ele criou a impressão de que Deus era despeitado, ciumento e egoísta. Ele incitou Eva a suspeitar do Senhor e seus motivos. O diabo procura levantar dúvidas sobre Deus.

Promessas: Depois de negar categoricamente que Deus levaria adiante o castigo que tinha ameaçado, Satanás prometeu sabedoria e progresso espiritual. O diabo sempre pinta um lindo quadro do resultado do pecado. Ele prometeu dar a Jesus todos os reinos do mundo. O diabo procura afastar nosso medo do castigo e substituí-lo por miragens atraentes.

Subversão: A ordem do Senhor tinha sido: primeiro ele, depois o homem, a mulher e o animal. Satanás inverteu esta hierarquia fazendo com que a mulher ouvisse a serpente, o homem ouvisse a mulher e ninguém ouvisse a Deus.

Eva caiu. Ela começou ouvindo Satanás, então conversou com ele. Ela cobiçou o fruto, olhou, pegou e comeu. Aquele que brinca com a tentação logo descobre que o pecado é mais poderoso do que ele. Depois de comer, ela repartiu o fruto com Adão. Que queda! Ela caiu de defensora do Senhor a advogada do diabo. O pecador usualmente se sente mais à vontade se outros participarem. E assim o pecado se espalhou.

- por Gary Fisher

Leia mais sobre este assunto:
Como Jesus Venceu a Tentação

Libertação Espiritual: Derrotando Satanás em Nossas Vidas


back to top