A Base do Casamento

Comentários

A SOLUÇAO DA SOLIDÃO
Viver só não é fácil para a maioria. O casamento foi instituído por Deus para resolver o primeiro problema da humanidade: a solidão! Imagine Adão num ambiente perfeito, mas sozinho. Então o criador tomou a iniciativa de solucionar o problema, criando um outro ser semelhante ao homem, embora muito diferente deste.
Note bem que o primeiro título que Deus deu a mulher foi auxiliadora ou ajudadora, pois esta é a sua função básica. Esta palavra comunica a idéia de alguém que complementa outra pessoa, ou seja. Eva seria absolutamente necessária para a realização total de Adão. E como se isso não fosse suficiente para descrever a função da mulher, Deus adicionou as seguintes palavras: – “que lhe fosse idônea, ou seja, alguém completamente adequado física, emocional, intelectual e espiritualmente para o homem. Gênesis 1.26-28– a formação de Eva só foi fornecida em detalhes em Gênesis 2.18,21-25.
Eva foi criada para ser a peça que faltava no quebra cabeça da vida de Adão. O casamento começou a partir de uma necessidade básica de companherismo e complementação. No plano de Deus o casamento foi instituído para que duas pessoas pudessem viver completamente uma a outra.
Mateus 19.6 – “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto o que Deus ajuntou não o separe o homem”. Deste modo, quando você está suprindo as necessidades físicas, emocionais. intelectuais e espirituais do seu cônjuge, vocês estão sendo um. E quando você não supre a necessidade do seu cônjuge, você está sozinho, como se fosse solteiro. É interessante notar em Gênesis 2.21,22 que a mulher foi tirada do lado de Adão, isto é, da sua costela, para revelar a sua dependência do homem. Ela não foi tirada da cabeça, pois não é sua função dominá-la; nem de seus pés, pois não foi criada para ser pisada por ele; mas do seu lado para revelar a responsabilidade e dever do marido em protegê-la e cuidar dela.
Observe também que Adão dormiu enquanto Deus realizou a primeira operação cirúrgica da história. Enquanto Adão descansava – literalmente dormia na vontade do Senhor – Deus preparava sua esposa. Com as três palavrinhas “e lhe trouxe” nós temos o casamento; foi Deus quem instituiu a família e foi Ele quem fez o primeiro casamento no Jardim do Éden. E quando Adão viu sua noiva ele disse:- Está afinal ….finalmente encontrei alguém que corresponde a mim. por isso Adão usou as palavras: – “É osso dos meus ossos e carne da minha carne”. Esta é uma das maneiras do Velho Testamento descrever um relacionamento íntimo e pessoal. Adão exclamou: – “finalmente encontrei alguém que supre as minhas necessidades”.
De vez em quando, precisamos reviver este momento. É necessário dizer freqüentemente ao seu cônjuge: Querido(a) eu agradeço ao Senhor por que Ele me deu você, que é a única pessoa que pode suprir totalmente as minhas necessidades. Com interesses, personalidades diferentes, me completa perfeitamente e é através dessas diferenças que nos completamos mutuamente.
* Idônea: perfeitamente adequada
Pr. Adolfo Sarmento e Esposa

back to top