O que fazer no Deserto

Comentários


              Mensagem prega pelo pastor Márcio, na sede da Igreja Missão Graça e Paz, na noite do domingo dia 14 de Junho. Leia e seja abençoado.    

               Oseias 2:14 - Jó 1:12 - Mateus 4: 1-11 - 2 cor. 12:7 O espinho na vida de Paulo.

     O que é que estes textos aqui tem em comum? O deserto!

     Muitas vezes achamos que estamos num deserto, e por testificar este deserto achamos que Deus nos abandonou.

     No livro de Oseias vemos Deus levando o seu povo para o deserto para falar com o povo que é dele. Tanto lugar pra falar ao coração e Deus leva logo para o deserto.

     Estes textos nos mostram que Deus até o diabo Ele usa si preciso for para nos fazer seres humanos melhores. Porque embora Satanás tenha tocado em Jó na sua família e na sua história, o final de Jó foi bem melhor depois de Satanás.

     Qual era o problema de Paulo? Um espinho que Satanás tinha posto nele. E ai Paulo ora mais o que Deus lhe responde é: Este problema eu não tiro, o que eu vou fazer é aumentar a graça.

     Aí, aprendemos aqui que Deus não resolve todos os problemas, Ele nos capacita para suportá-los.

     Então quem está decepcionado dizendo eu vou me afastar desta igreja porque Deus não me faz nada. Deus até faz. Mais primeiro ele diz'esforça-te, tende bom ânimo'.

     Agora o que é que tem no deserto que Deus nos leva para lá? Porque o deserto é aquele lugar que a priori não tem anda. Porque o deserto é sinónimo de abandono, sinónimo de tristeza, de dor, de solidão.

     Ninguém quer passar pelo deserto. Agora, querido leitor, si Jesus que é Jesus foi levado para o deserto há um mistério que agente precisa descobrir pelo qual agente tem que passar para que Deus possa fazer alguma coisa dá, na e através da nossa vida.

     O que Deus quer fazer na nossa vida, acho eu que tem haver com a nossa postura no deserto da vida.

     Quem sabe você que está lendo esta mensagem é que está passando ou estão na eminência de passar pelo deserto da vida. Quem nunca passou pelo deserto?

     E às vezes passa pelo deserto com o marido do lado e o marido nada pode fazer porque o deserto acontece dentro. As grandes dores da vidaas grandes questões da vidaaquelas que nos fazem sofrer e chorar acontecem dentro e muitas vezes quem está do lado de fora não pode fazer nada.

      As vezes quem está do lado de fora nem imagina que agente está no deserto, porque muitas vezes pode se estar cantando aqui no de gente para gente mais si encontra no deserto. Você está aqui, canta, louva, mais quando pega o caminho de casa, que entra no carro ou na camioneta, você si encontra com o deserto novamente.

     Mais escute isto que eu vou lhe falar, deserto não é abandono de Deus. Eu digo mais; Si Deus te levou para o deserto é porque Ele tem algo grande a fazer na tua vida, em nome de Jesus.

     Agora o que é que vemos aqui neste texto? É que O deserto é uma escola. Uma escola que nos ensina algumas coisasimprescindíveis que eu quero compartilhar com você. 

1.      Nós já mais aprenderíamos si não fosse na dor. Ninguém aprende em festa, ninguém aprende em ajuntamento. A psicologia ensina que não si aprende aonde há sorrisos, porque o sorriso e a celebração não produzem reflexão.

     Reflexão é produzida pela dor, pela solidão, pelo abandono. Agente só aprende na dor. É difícil de aceitar isto do ponto de vista homem falando, mais veja quando é Deus falando através do sábio Salomão em Eclesiastes 7 verso 2; 'Melhor é ir à casa do luto do que ir à casa onde há banquete, pois naquela se vê o fim de todos os homens; e os vivos que o tomem em consideração'.

     Onde é que agente faz as grandes amizades, nas horas da dor.

     Então veja bem, o deserto nos ensina algumas coisas das quais eu quero falar duas delas a vocês hoje aqui:

     Primeira coisa que agente aprende só quando está no deserto, eu quero que você guarde esta palavra no teu coração:

1.      Primeiro: nos ensina a discernimos entre o muito importante e o essencial.

     Uma coisa é o muito importante outra coisa é o essencial. Tem muita gente que está vivendo a vida e está quebrando a cara por não saber discernir o muito importante e o essencial.

     Jesus sabia o muito importante para onde Ele estava indo, indo para o deserto. Mais sabia também o essencial quem era que estava levando-o para lá.

     É no deserto que agente amadurece, é no deserto que conseguimos ver os verdadeiros valores, aprendemos para onde é que estamos indo, o que é muito importante. E deixa eu lhe falar algo; se você está passando pelo deserto, foi pra lá porque Deus permitiu é porque Deus quer que você saia desse deserto muito melhor do que quando entrou. Este deserto é uma escola preparatória de ser humano melhor que há em você.

     É no deserto que Deus arranca o ser humano medíocre que há dentro da gente, e nos transforma melhores do que nada mais nada menos que a nós mesmos. O deserto da vida irá te fazer melhor nada mais, nada menos do que a você mesmo. 

     Dê glória no deserto e pelo deserto, porque o deserto faz parte da maturidade da vida.

    Uma frase de um livro de Augusto Cury'A vida é uma escola mais ensina pouco para quem não sabe ser aluno.'

     Jesus nos leva para o deserto para que lá criemos anti-corpos para que ao voltarmos para a massa não sejamos mais vitimas da massa. Porque quem passou pelo deserto e sobreviveu não é mais refém das circunstâncias.

     Agora há uma pergunta que surgi aqui; o porque que Jesus sendo Deus estava passando por lá, pelo deserto? Porque mesmo sendo Deus Ele estava vivendo num corpo humano, e Ele precisa aprender humanamente a dor da solidão, da tentação, ele precisava aprender lidar com as suas dores.

2.       O deserto me ensina a reconhecer que nada e nem ninguém é maior que Deus na minha vida.

     Palavra de Deus diz assim que não viria provação que nós não podemos suportar. E quando você fala que a dor é maiorque a tentação é maior que vocêvocê está chamando Deus de mentiroso.

     Se esta dor chegou até você é que Deus está dizendo que você pode suportar, e porque Ele diz que você pode suportar não o chame de mentiroso dizendo que você não pode suportar.

     Porque quando você sede sem luta você me diminui diz o Senhor, você me desonra, você me entristece.

     E o que é que agente aprende com o texto de Jesus? Que estar em fraqueza ou estar fraco não é pecado, pecado é ceder a está fraqueza. Ceder a tentação. Ser tentado não é pecado, agora ceder à tentação sem lutar isto sim é pecado.

     E ai estamos no deserto, e estamos sentindo dor seja em que área da vida for, ao invés de permanecermos fieis ao Senhor, acreditando que aquele que nos trouxe até aqui nos levará até o dia de Cristo Jesus; não suportamos ao apelo da carne, agente sede e ai somos deformados da qualidade de adorador para murmurador.

     No meio dos louvores Deus habita, no meio da murmuração quem habita é o diabo.

     É ai que ao invés de esperarmos em Deus agente começa a alimentar o diabo transformando as pedras do nosso caminho em pão.

     E o Senhor está dizendo comer pão não é pecado, só que não era hora comer pão agora, este projeto é bom pra tua vida só que não é hora, o namoro será bom pra tua vida só que não é hora.

     Que pecado Jesus cometeria em transformar pedras em pão? Nenhum!

     Só que não era a hora! Jesus neste texto nos ensina que si necessário for devemos abrir mão da necessidade carnal, ficar com fome pra honrarmos o nome daquele nos permiti passar pelo deserto. Mais entenda isto; ainda que o teu deserto seja de facto um deserto n

Espere a hora de Deus. Entenda uma coisa queridos; bem sucedido hoje não é quem acertar mais, é que erra menos.

     Para justificar as suas ensandeces tem muita gente usando o nome de Deus;

     - Pastor eu estou indo embora porque Deus falou que é pra eu ir pra lá;

     - Pastor eu vou desmanchar com está menina aqui porque Deus falou que é pra eu casar com aquela lá.

 E ai eu vejo muita gente errando dizendo que foi Deus quando Deus não disse nada.

    Tem muita gente quebrando, partindo a cara por decisões erradas.No texto de Lucas 4, tudo que o diabo oferece a Jesus já era de Jesus, só que porém, depois da cruz.

     Não saia do caminho que Deus propôs para tua vida.

back to top